quarta-feira, 9 de março de 2016

14 pessoas são presas durante Operação Lei Seca, do Detran, em Belém

Blitz da Lei Seca
Durante a Operação Lei Seca, realizada por agentes da área de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na noite e madrugada do último sábado (20), 14 motoristas foram detidos e encaminhados à Seccional Urbana de Polícia Civil de São Brás por apresentarem índices superiores a 0,30 ml/l de álcool no sangue, dosagem que é considerada crime de trânsito pela legislação brasileira. Todos os condutores realizaram o teste do etilômetro (bafômetro).
A ação ocorreu em três pontos de Belém: avenida Serzêdelo Corrêa; travessa Municipalidade e avenida Nazaré. O objetivo da operação Lei Seca é intensificar as ações de fiscalização e de combate à combinação álcool e direção de veículos, além de prevenir os crimes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica, com foco na segurança e na preservação da vida no trânsito.
A diretora geral da instituição, Andrea Yared de Oliveira Hass, acompanhou de perto as ações da Lei Seca e falou sobre a importância da operação ser realizada de forma permanente. “Quase 4% de todas as mortes no mundo são atribuídas ao consumo de álcool por motoristas, segundo alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS). A maioria das vítimas são jovens, na faixa etária de 18 a 32 anos, ou seja, em plena fase produtiva da vida. Estes dados são alarmantes, por isso as nossas ações serão realizadas de forma rigorosa”, disse a diretora.
Os pontos escolhidos, segundo informou o coordenador de Operações, Walmero Costa, são baseados em estatísticas levantadas por órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. “Nossas ações são realizadas de forma integrada com as demais instituições de segurança. Montamos um aparato, em conjunto com as forças de segurança, a fim de intensificar o enfrentamento aos crimes que envolvem álcool e direção e, principalmente, buscamos proteger a vida do cidadão, porque é sabido que o consumo do álcool prejudica a vida, não somente de quem consome em excesso, mas também a de outras pessoa”, frisou o coordenador.
O Detran atuou com 25 agentes de trânsito, com o apoio de 12 viaturas, 6 motocicletas e 10 etilômetros (bafômetros). A concentração das equipes ocorreu, na Delegacia Geral da Polícia Civil, na avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré, em Belém.
De acordo com o balanço parcial da operação, foram realizadas cerca de 180 abordagens; 80 auto de infrações, a maioria por licenciamento em atraso e a falta do uso de equipamentos obrigatórios; 16 veículos foram encaminhados para o Parque de Retenção do Detran, 58 condutores foram autuados por embriaguês ao volante, destes 14 foram apresentados à autoridade policial por terem registrado índices acima do permitido. Durante a operação, não houve registro de acidentes de trânsito na área de abrangência das ações da Lei Seca.
A penalidade prevista para o motorista que for flagrado sob o efeito de bebida alcoólica, na direção de veículo, é uma multa de natureza gravíssima no valor de R$ 1.915,40 (10 vezes o valor de uma multa gravíssima), de 7 pontos na carteira, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. O motorista ainda terá que realizar um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado pode ser autuado e preso, se ficar constatado que ele tenha ingerido mais de 0,30mg/l de álcool.
A Operação Lei Seca foi desenvolvida em conjunto com as instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social/Segup, Polícia Civil e Polícia Militar), com o apoio da Guarda Municipal de Belém (Gbel).


Nenhum comentário:

Postar um comentário