| Blitz da Lei Seca |
Durante
a Operação Lei Seca, realizada por agentes da área de fiscalização do
Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na noite e
madrugada do último sábado (20), 14 motoristas foram detidos e
encaminhados à Seccional Urbana de Polícia Civil de São Brás por
apresentarem índices superiores a 0,30 ml/l de álcool no sangue, dosagem
que é considerada crime de trânsito pela legislação brasileira. Todos
os condutores realizaram o teste do etilômetro (bafômetro).
A
ação ocorreu em três pontos de Belém: avenida Serzêdelo Corrêa;
travessa Municipalidade e avenida Nazaré. O objetivo da operação Lei
Seca é intensificar as ações de fiscalização e de combate à combinação
álcool e direção de veículos, além de prevenir os crimes de trânsito
causados pelo consumo de bebida alcoólica, com foco na segurança e na
preservação da vida no trânsito.
A
diretora geral da instituição, Andrea Yared de Oliveira Hass,
acompanhou de perto as ações da Lei Seca e falou sobre a importância da
operação ser realizada de forma permanente. “Quase 4% de todas as mortes
no mundo são atribuídas ao consumo de álcool por motoristas, segundo
alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS). A maioria das vítimas são
jovens, na faixa etária de 18 a 32 anos, ou seja, em plena fase
produtiva da vida. Estes dados são alarmantes, por isso as nossas ações
serão realizadas de forma rigorosa”, disse a diretora.
Os
pontos escolhidos, segundo informou o coordenador de Operações, Walmero
Costa, são baseados em estatísticas levantadas por órgãos que integram o
Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. “Nossas ações são
realizadas de forma integrada com as demais instituições de segurança.
Montamos um aparato, em conjunto com as forças de segurança, a fim de
intensificar o enfrentamento aos crimes que envolvem álcool e direção e,
principalmente, buscamos proteger a vida do cidadão, porque é sabido
que o consumo do álcool prejudica a vida, não somente de quem consome em
excesso, mas também a de outras pessoa”, frisou o coordenador.
O
Detran atuou com 25 agentes de trânsito, com o apoio de 12 viaturas, 6
motocicletas e 10 etilômetros (bafômetros). A concentração das equipes
ocorreu, na Delegacia Geral da Polícia Civil, na avenida Magalhães
Barata, bairro de Nazaré, em Belém.
De
acordo com o balanço parcial da operação, foram realizadas cerca de 180
abordagens; 80 auto de infrações, a maioria por licenciamento em atraso
e a falta do uso de equipamentos obrigatórios; 16 veículos foram
encaminhados para o Parque de Retenção do Detran, 58 condutores foram
autuados por embriaguês ao volante, destes 14 foram apresentados à
autoridade policial por terem registrado índices acima do permitido.
Durante a operação, não houve registro de acidentes de trânsito na área
de abrangência das ações da Lei Seca.
A
penalidade prevista para o motorista que for flagrado sob o efeito de
bebida alcoólica, na direção de veículo, é uma multa de natureza
gravíssima no valor de R$ 1.915,40 (10 vezes o valor de uma multa
gravíssima), de 7 pontos na carteira, além da suspensão da Carteira
Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. O motorista ainda terá que
realizar um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores
(CFC).
Já
na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado pode ser
autuado e preso, se ficar constatado que ele tenha ingerido mais de
0,30mg/l de álcool.
A
Operação Lei Seca foi desenvolvida em conjunto com as instituições do
Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Secretaria de
Estado de Segurança Pública e Defesa Social/Segup, Polícia Civil e
Polícia Militar), com o apoio da Guarda Municipal de Belém (Gbel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário